terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Estou a pensar organizar um ciclo de cinema em Timor para os alunos da Universidade, que naturalmente não têm acesso a filmes. Em Timor não existe um único cinema. A organização do ciclo será um pouco ad hoc: temos projectores que a FEUP ofereceu, temos paredes brancas e um clima óptimo para fazer as projecções ao ar livre, no átrio da Universidade.

A ideia surgiu do grande vazio cultural que reconheci no ano passado aos meus alunos. Se por um lado têm vidas extremamente difíceis (grande parte deles vivem em campos de refugiados em jardins da cidade, sem electricidade nem água), por outro lado nem têm oportunidades de contacto com algum tipo de arte porque a cidade simplesmente não disponibiliza. Assim, sinto que é quase minha obrigação dar-lhes a mostrar um pouco do mundo exterior. Gostava de conseguir compilações cinematográficas que exteriorizassem optimismo, confiança, segurança. Visto que o pólo da Universidade Nacional onde trabalho funciona em cooperação com o IPAD e a Fundação das Universidades Portuguesas, seria interessante e produtivo mostrar-lhes filmes em língua portuguesa. De qualquer das formas, prefiro privilegiar o cinema europeu mas que seja fácil de assimilar, tendo em conta certas limitações que os alunos têm.

Contactei alguns cineclubes portugueses a perguntar se podiam disponibilizar alguns dvds de qualidade em jeito de cooperação com a nossa ex-colónia, que possam servir para este ciclo de cinema. Posso trazê-los de volta em Agosto, ou, posso deixá-los na Biblioteca da Universidade para futura utilização dos alunos.

Para já recebi feedback positivo do Cinanima e do Cineclube do Porto :)

De qualquer das formas, tendo em conta que não sou expert no assunto, a vossa opinião será valiosa! Sugestões?

4 bitaites:

Inês Dias de Carvalho disse...

vou ver q dvd's interessantes tenho em casa para esse teu ciclo de cinema... vou redigir um mail e divulgá-lo pelos meus contactos a ver se levas bons filmes para os teus alunos!

beijinhos*

marie disse...

se fosse a ti escrevia directamente à atalanta filmes que me parece ter no seu catálogo de filmes alguns que te possam interessar...
depois sempre podes consultar o espólio da católica, por exemplo, que tendo especialização em cinema suponho que terá que ter alguma videoteca ou coisa que o valha.
acho uma iniciativa tão interessante que duvido que te recusem ajuda...(às vezes também sou positiva)

neca disse...

Parece me uma belissima ideia.

A minha sugestão é começares com filmes da disney, de desenhos animados. Um ou dois. Isto garante que eles ficam interessados no cinema e depois vais gradualmente melhorando a qualidade dos filmes, esperando que eles possam acabar por ver um filme mais complexo.

boa sorte com esta boa ideia

RJS disse...

e que tal uns filmes de estudantes, para servir de inspiração?

- L'Auberge espagnole
- Dead poets society
- ...

Enviar um comentário

 

Copyright 2006 | Template cedido por GeckoandFly e modificado e convertido para Blogger Beta porBlogcrowds.
Muito obrigada :) Se queres conteúdo reproduzir, basta pedir!