sexta-feira, 7 de maio de 2010


Acredito na liberdade de expressão: na protecção do direito de falar e do direito de ouvir. Acredito no acesso universal às ferramentas de expressão.

Sempre com isso em mente, faço parte de uma comunidade que procura capacitar toda a gente que quer exprimir-se a ter os meios para o fazer – e toda a gente que quer conhecer essas expressões a ter os meios para as ouvir.

Graças às novas ferramentas existentes, as formas de expressão não mais precisam de ser controladas por aqueles que detêm os meios de publicação e de distribuição, ou por governos que restringem a liberdade de pensamento e de comunicação. Hoje, qualquer pessoa pode experimentar o poder da imprensa. Todos podem contar as suas histórias ao mundo.

Nesta comunidade, construímos pontes entre os abismos culturais e linguísticos que dividem as pessoas almejando uma mais profunda compreensão mútua. Procuramos trabalhar em conjunto de uma forma efectiva e agir com energia.

Acreditamos no poder da comunicação directa: laços pessoais, políticos e poderosos entre indivíduos de mundos diferentes. Acreditamos que é essencial manter diálogos transversais às fronteiras na construção de um futuro livre, justo, próspero e sustentável – para todos os cidadãos deste planeta.

Enquanto continuamos a trabalhar e a falar como indivíduos, também procuramos identificar e promover os nossos interesses e objectivos comuns. Comprometemo-nos com empenho a respeitar, apoiar, ensinar, aprender e ouvirmo-nos uns aos outros e uns com os outros.

É isto o Global Voices e o respectivo manifesto que adaptei para português de Portugal. (Podem ler aqui em inglês e aqui em português do Brasil.) O que aqui, à Sudamerica, me traz é o Global Voices Citizen Media Summit.

1 bitaites:

CROMiO disse...

Eu também acredito, mas fico em casa a ensinar isso aos meus três filhotes de Homem! Ainda bem que anda alguém a espalhar a notícia pelo mundo! Saravá, moça!

Enviar um comentário

 

Copyright 2006 | Template cedido por GeckoandFly e modificado e convertido para Blogger Beta porBlogcrowds.
Muito obrigada :) Se queres conteúdo reproduzir, basta pedir!