sexta-feira, 27 de junho de 2008

Para quem não sabe, o Google tem um tipo de pesquisa especial que serve para fazer câmbios. Quando estou entediada, lá lhe pergunto eu “1200 USD TO EURO” e ele responde-me com o valor que estou a ganhar em Euros. Dispo o tédio, visto pruridos.

Entretanto tenho encontrado outras formas de enganar o tempo, entre elas a culinária. Gosto mesmo de cozinhar para muitos, e fazer da refeição um momento solene. Acontece mais ou menos uma ou duas vezes por semana que temos um jantar requintado.

E adorava que o Google também disponibilizasse uma pesquisa especial que permitisse perguntar “300 gramas de lentilhas TO colheres”, e assim saber as medidas com os materiais que tenho.

SEMANA do ESTUFADO DE LEGUMES E LENTILHAS

Corte a cebola e pique os dentes de alho; refogue-os em metade do azeite. Acrescente a flor de anis, o gengibre e o cardamomo picado, deixando apurar. Adicione a banana, a maçã, cortadas em pedaços, e deixe cozinhar. Junte a canela e o caril, mexa e envolva o leite. Quando ferver, acrescente a água, tempere com sal e pimenta, deixando ferver durante 10 minutos.

À parte coza as lentilhas em água abundante. Corte as curgetes e a beringela em cubos, as cenouras em rodelas; junte o restante azeite e tempere com os cominhos em pó, os orégãos e o molho de soja. Leve ao forno a 180ºC, durante 20 minutos. Misture todos os ingredientes, confeccionados, sirva regado com o molho e decore com hortelã.

in Grandes Receitas de Legumes - Minilivros

8 bitaites:

neca disse...

faz:

filetype:colheres 300g de lentilhas

raquel disse...

mmmm...me like!

Francisco disse...

E dá para procurar outras coisas.

Voos (ex: TP 916)
hora prevista de chegada

Jogos de Futebol (ex: euro 2008)
proximo jogo

Contas matemáticas
(ex: 23 / 20)

Conversões (que não cambiais)
(ex: 1231m in inches)

Estado do tempo
(ex: weather porto portugal)

Entre outros. Sempre gostei da caixa de resultados rápidos! ;)

mãenuela disse...

Se vivemos no Porto não é preciso ir ao google para saber o tempo do Porto. Quem vive fora do Porto, para que raio quer saber como está o tempo no Porto?
Para outras coisas é útil, reconheço, mas não incluo aí a culinária; guio-me mais pelas pitadas, mãos cheias, q.b., mais ou menos, a gosto, meio pacote, menos de metadé, assim assim. São medidas fora do sistema decimal, mas bastante rigorosas, em termos culinários claro.

Francisco disse...

A tianuela só diz isso porque ainda não conhece o windguru.com! E se calhar também por agora estar uma bonita noite de verão. Quem não se lembra das longas noites de inverno a martelar o windguru para saber quando chega o bom tempo que dê o primeiro sopro.

SinjinSmith disse...

legumes? lentilhas?

e lagosta? isso e' que e'!

sarita disse...

mãe, o teu conhecimento empírico permite que te guies pelo "a gosto" e "pitadas". eu cá é só colheres (caso exista tradução de medidas mais formais).

sinjinsmith, a lagosta é fácil demais. só mete-la em agua a ferver! prefiro os preparados que demoram 2h. (onde andas?)

mãenuela disse...

Não gosto que chames empirico ao meu conhecimento. Prefiro que lhe chames intuitivo. E continuando na linha de filosofar sobre "lyrics", na perspectiva agora de aventuras culinárias, que tal seguir os conselhos da Shakira?
Não te preocupes tanto com o nº ou capacidade das colheres, e segue a intuição :

I have a feeling inside, intuition has always been a woman's guide,
Let us be wrong and let's begin
A mistake that turns into perfection

Eu continuo adepta do sistema não métrico: mais palmo menos palmo, nem oito nem oitenta,e por aí fora.

Enviar um comentário

 

Copyright 2006 | Template cedido por GeckoandFly e modificado e convertido para Blogger Beta porBlogcrowds.
Muito obrigada :) Se queres conteúdo reproduzir, basta pedir!