domingo, 4 de maio de 2008

Estamos em 1966, Manuel Aguiar, um jovem alto elegante de olhos azuis cabelo ondulado, está a fazer o serviço militar para lá da planície de Lospalos, em Lore, na costa Sul do Timor português. Como colonizador, Portugal não interfere na cultura Fataluco que protege os locais na paisagem virgem, no dia-a-dia primitivo. É um luxo poder fazer a tropa na paz de Timor numa altura em que decorrem guerras sangrentas nas colónias africanas. A maior ameaça aqui é o mosquito e o crocodilo domesticado, sagrado, respeitado, com quem os locais têm longas conversas em súplica de protecção. O liurai de Lore, como Rei da comunidade, governador local, foi eleito hereditariamente por uma tradição animista intensa. Tem uma equipa de futebol de mulheres e outras tantas de filhos. Cornélio, 10 anos, chama a atenção de Manuel Aguiar, pelo seu carácter forte, pela sua agilidade nas cavalgadas. Decide fazer um filme com a câmara de 8mm encomendada de Singapura, para registar os costumes locais. Cornélio é o protagonista.

Estamos em 1995, o meu retrato é pintado por Manuel Aguiar – uma paisagem abstracta de tons pastel exóticos que bem que podia ser Timor-Leste. Contemplativa, olho não sei bem para onde, procuro o meu futuro?

Estamos em 2008, encontro-me com o artista Manuel Aguiar para almoçar em Baucau. Está cá de passagem para um projecto de formação artística de carpinteiros e de construção de igrejas modulares em arquitectura timorense. Fala-me desse miúdo em Lore, eu ligo ao meu amigo de lá, Nolasco, conheces um Cornélio que era filho do liurai de Lore em 1966? Conheço sim, é o meu tio com quem vivo em Díli.

Então venham jantar lá a casa na 2ª feira, está cá uma pessoa que lhe quer mostrar um vídeo antigo, e que encomendou uma lagosta conceptual.

4 bitaites:

Joo Magoo disse...

aaiii... que este mundo é tão pequeno. e tem tanttas coincidências... caramba. é incrivél. ;)

beijos me love me sahara

Nolasco disse...

queria dizer que o Lore o nome forte, podemos dizer tambem que o Lore e' que conduz a ilha de Timor.Unico Lore e' que primeiro dar a esperanca de liberdade ao Timor depois de colonialismo Indonesia, o Cornelio tambem conhecido com MAUNANA(nome de guerilheiro)Unico que ainda esta vivo depois de 24 anos da sua carreira de guerilheiro.O MAUNANA uma pessoa que calma mas com calminha tem muito valor,quando falamos o Xinati o Poeta mais conhecido em Portugal vai conhecer um bocadinho do Lore.O Nolasco e' Loreanos. Sara estou cada vez ..........continua Sara.bjs um abraco.

mãenuela disse...

Que bom o mundo ser tão pequeno!
O Manuel já me tinha falado desse menino audaz que lhe fez companhia em Timor, e lhe deixou recordações no coração e na máquina de filmar.Já não me lembro se foi quando fez o retrato da I e do P, ou se quando fez da S e do A.Mais recentemente contou-me o seu projecto de voltar a encontrá-lo e recordarem juntos essas memórias de outros tempos, outra realidade. Como sou um bocado cínica, pensei com os meus botões "hás-de ter sorte... depois de tudo por que timor passou, onde estará o menino?", mas no fundo, naquele dia, desejei que se voltassem a encontrar. E a determinação que ele deixava transparecer através do seu caracter tranquilo fez-me pensar na importância dos sonhos.
Que contente que fico por, indirectamente, ter contribuído para esse reencontro de dois amigos!: se o Sr. M. não tivesse sido colega da minha mãe, eu não conhecia a J que casou com o F, que me apresentou o Manuel, para fazer o retrato dos meus queridos 4 rebentos. O Manuel não tinha conhecido a Sara, e ela quando fosse no fim de semana a não sei onde, não tinha parado em Baucau para conversar com ele...e ficavam sem saber que o N era sobrinho e vivia em casa do Cornélio!
Afinal a harmonia universal existe.
Abraços a todos os intervenientes nesta história que vai ficar para o resto das nossas vidas.

Annie disse...

Não fosses tu só tu, tão grande, serias um grande e imenso mar de surpresas. Adoro ver O Timor pelos teus olhos. E há coincidências que nos trazem o melhor de tempos idos de felicidade lida. Agora sente-a. :D

Enviar um comentário

 

Copyright 2006 | Template cedido por GeckoandFly e modificado e convertido para Blogger Beta porBlogcrowds.
Muito obrigada :) Se queres conteúdo reproduzir, basta pedir!